terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Plano de Aula: “O palco: Local de protesto e resistência”

Equipe da Escola Estadual do Paulista

TÍTULO: “O palco: Local de protesto e resistência”

JUSTIFICATIVA:
Aproximando os alunos da obra de Oswald de Andrade, pretende-se observar a dimensão repressiva do sistema a partir da compreensão do que foi o Ato Institucional número 5 e os mecanismos encontrados pelas atrizes e atores para driblar a censura, entrando, desta forma, em consonância com as últimas etapas realizadas do projeto, que propunham estudo da memória e da História Oral para construção de um ensino alternativo de História.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Explicar o que ficou marcado na historiografia como “Os anos de chumbo”;
·         Conhecer a trajetória do Grupo Oficina: do amador ao símbolo de resistência;
·         Sensibilizar os alunos para nossa situação de apatia e alienação no que diz respeito a nossa realidade política;

CONTEÚDOS:
·         Os anos de chumbo: edição do Ato Institucional de número 5, medidas de repressão e a construção discursiva política para alienação da população;
·         A censura como instrumento governamental de opressão e controle social;
·         As organizações e manifestações artísticas como meio de resistência: Grupo teatral Oficina (história e fases do grupo).

RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Quadro branco;
·         Piloto;
·         Folhas de papel A4;
·         Datashow.

ESTRATÉGIAS CRONOMETRADAS:

1.      Discutindo questões do encontro anterior e munidos de algumas atividades entregues pelos alunos, faremos o link com o contexto da implantação da ditadura civil-militar no Brasil e os acordos internacionais através de um pequeno debate (05min);
2.      Passado o primeiro momento, sem preocupação com construção detalhada de cada presidente do regime, discutiremos a edição do AI-5 (que terá suas principais características explícitas no slide), a repressão posterior e o discurso midiático que ignorava os porões da Ditadura desviando atenção para “o milagre econômico” (10min);
3.      Apresentar formas de articulação da época – principalmente artística – para a contestação da realidade imposta e como essa organização pode ser importante ainda para nós e o porquê nós não nos damos conta disso – discutir questões de alienação perpassam nossas existências e nossa dificuldade em perceber essa inércia por já termos nascido neste cenário – imediatismo midiático para construção da sensação de presentismo (15min);
4.      Por meio de uma linha temporal, explicaremos as fases que constituíram o grupo Oficina de Teatro e faremos uma rememoração breve da discussão sobre memória para na próxima aula apresentarmos trechos da entrevista com Etty Fraser para ilustrar os anos de chumbo (15 min.);

5.      Por último, iremos apresentar a atividade do dia (05 min).

AVALIAÇÃO:

Será pedido para que os estudantes tragam na próxima aula ou postem em um grupo a ser criado no Facebook exemplos de peças, obras, artistas, etc. que tenham sido censuradas no Brasil e o porquê disto.

BIBLIOGRAFIA:

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2013.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
RIDENTI, Marcelo. Cultura e política: os anos 1960-1970 e sua herança. In: FERREIRA, J. e DELGADO, L.A.N. O Brasil Republicano. Rio de janeiro, Civilização Brasileira, 2008.
VELLOSO, Monica Pimenta. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo. In: FERREIRA, J. e DELGADO, L.A.N. O Brasil Republicano. Rio de janeiro, Civilização Brasileira, 2008.

VICENTINO, Claudio; DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997.


Como atividades programadas extra-classes, os alunos ensaiaram e representaram trechos da peça O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. A atividade contou com a colaboração de Ytalo Santana, professor de teatro. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Dividir a sala em grupos de trabalho, visto que nem todos irão participar da encenação. Grupos serão divididos em: personagens e fala (os atores e atrizes) e equipes técnicas: uma de montagem de cenário, uma de produção/apoio de palco e uma responsável pela preparação de um resumo a ser distribuído para a platéia (nesse resumo objetiva-se que conste quem foi o autor, o contexto de encenação da peça (1967), um resumo da peça propriamente dita e as metáforas presentes no primeiro ato da peça, que fez com que a peça fosse considerada subversiva para o contexto.
·         Planejar coletivamente cenários e figurinos, e definir as equipes que vão executá-los
·         Planejar o cronograma de todas as atividades a serem realizadas e ensaios até o dia da apresentação.

CONTEÚDOS:
·         Texto das cenas escolhidas para apresentação;

RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Quadro branco;
·         Piloto;
·         Folhas de papel A4;
·         Computador.

ESTRATÉGIAS CRONOMETRADAS:
1)    Identificar os grupos a serem formados a partir da tarefa de casa e verificar os interesses de cada um dos membros de cada grupo (a partir de sua desenvoltura e participação como critério de desempate) (20 min);
2)    Sistematizar o cronograma (20min).

AVALIAÇÃO:
Observar a adesão do grupo à proposta e seu entusiasmo com a atividade.

BIBLIOGRAFIA:
ANDRADE, O. D. O rei da vela: peça em três atos. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1973. Disponível em: https://monoskop.org/images/a/a3/Oswald-de-andrade-Obras_Completas-vol8.pdf
COUTINHO, Lis de Freitas. O rei da vela e o oficina (1967-1982): censura e dramaturgia. Dissertação (mestrado). Universidade de São Paulo, 2011.
OLIVEIRA, M. E. de; STOLTZ, T. Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Educar, Curitiba, n. 36, p. 77-93, 2010. Editora UFPR78.
PARANHO, Kátia Rodrigues. Engajamento e intervenção sonora no Brasil no pós-1964: a ditadura militar e os sentidos plurais do show Opinião. Pitágoras, 500 – vol. 2 – Abr. 2012.











Ytalo Santana, pessoa maravilhosa a quem devemos nossos profundos agradecimentos pela sua vontade de construir algo bacana, pela sua disponibilidade e pela sua pessoa maravilhosa sem a qual este trabalho talvez não obtivesse o mesmo sucesso.



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