terça-feira, 27 de dezembro de 2016

PLANO DE AULA. Além das quatro linhas: Reflexos da ditadura civil-militar no futebol brasileiro.


Além das quatro linhas: Reflexos da ditadura civil-militar no futebol brasileiro.

Ano:  3° Médio                                                             Duração: 100min
TEMA DA AULA: Ditadura civil-militar: Amanhã vai ser outro dia?
TÍTULO DA AULA: Além das quatro linhas: Reflexos da ditadura civil-militar no futebol brasileiro.
EXPLICAÇÕES PRÉVIAS:
CONTEÚDO:
1)            A popularização do futebol no Brasil e a sua transformação de esporte, para símbolo nacional da identidade. O processo de construção do “Brasil país do futebol”.
2)            As relações do Estado com o futebol e o processo de instrumentalização do mesmo para fins do interesse dos militares na ditadura.
3)            A relação dos militares na ditadura com a copa do mundo, o governo Médici e sua interação com o futebol e a repressão dos anos de chumbo.

MATERIAL ULTILIZADO:
•             Data Show;
•             Caixa de Som;
•             Notebook;
•             Quadro;
•             Piloto;
•             Apagador;
•             Bola de futebol;
•             Coletes padronizados nas cores preto, verde e amarelo;
•             Microfone;
•             Cartazes;
•             Fotografias impressas, retratando o futebol e a repressão da ditadura;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•             Trabalhar o tema da ditadura civil-militar partindo de análises acerca de acontecimentos que possibilitaram o golpe de 1964;
•             Promover uma reflexão sobre esse passado recente do país, com a finalidade de desenvolver nos educandos uma postura crítica, além de propor um debate sobre os princípios democráticos que estão presente na contemporaneidade.
•             Identificar que o futebol vai além de um mero entretenimento, entender as suas relações com os outros setores como o cultural, simbólico e estético.
•             Estimular a aproximação do estudante com fontes históricas que promovam a construção da autonomia do estudante no processo de aprendizagem.
•             Analisar o período da ditadura civil-militar, e a instrumentalização do futebol como anestesiante do povo em momentos de insatisfação contra o Estado.
•             Criticar os discursos de ódio e repressão que ganham novas roupagens no atual cenário político e econômico brasileiro, que exaltam ideais que aludem a ditadura civil-militar, e que são muito comuns.
•             Analisar e criticar o seu papel na sociedade enquanto cidadão, percebendo-se na construção das novas relações de poder.

METODOLOGIA
Esta aula foi elaborada pelo projeto PIBID-UFPE, para ser aplicado na Escola Martins Júnior, no 3º ano do Ensino Médio, turma A, que é composta por 36 alunos. A equipe composta por 5 bolsistas e 1 professor-supervisor, todos participarão da aplicação da motivação inicial, um dos bolsistas ficará responsável por fazer as anotações de observação da execução da aula. A motivação inicial que, consiste na primeira etapa em um jogo de “barrinha”, acontecerá na quadra poliesportiva da escola. Na segunda etapa os estudantes serão direcionados a uma exposição de cartazes e fotografias que estarão dispostos no corredor a caminho da sala, onde a aula terá seguimento, o tempo da exposição será de 10 minutos. Ao se acomodarem na sala, o espaço será aberto a um debate de 10 minutos, para que a problematização levantada nas atividades anteriores e estimulando seus conhecimentos prévios sobre o assunto possam ser sondados.

Motivação Inicial - Jogo de Barrinha: Ditadura X Democracia.
1)            Os primeiros 10 minutos de aula, estão reservados para encaminhar os estudantes a quadra e explicar as regras do jogo.
2)            Regras do jogo:
•             A turma deve se dividir em dois grupos;
•             Desses dois grupos, dois times com 5 jogadores se formarão. Um representará a democracia, o outro a ditadura.
•             Os estudantes restantes serão as torcidas de seus respectivos times, Ditadura e Democracia;
•             O time da Ditadura deverá usar o colete preto e vendar os olhos;
•             O time da Democracia deverá usar o padrão verde-amarelo e uma mordaça;
•             Um estudante deve ser escolhido para arbitrar o jogo;
•             Um estudante será escolhido para narrar o jogo no microfone.
•             O jogo terá duração de 10 minutos.
Exposição de cartazes e fotografias.
3)            Após o jogo na quadra, conduzir os estudantes para a exposição de cartazes e fotografias, no corredor em direção a sala de aula. Será disponibilizado o tempo de 10 minutos. De um lado da exposição serão apresentados o futebol e suas conquistas, a taça de campeão e os jogadores. Do outro lado serão apresentados cartazes com frases de revolta contra a ditadura, fotografias de repressão e tortura.
Discussões e reflexões sobre a ditadura civil-militar.
4)            Ao chegar na sala de aula, uma avaliação-debate dirigida pelos professores bolsistas será realizada em 10 minutos. (40 min até aqui)
5)            Apresentação de vídeo “ gols da seleção de 1970” e exposição oral sobre ditadura civil-militar em 25 minutos.
6)            Os estudantes terão 15 minutos para criar um slogan ufanista da ditadura civil-militar.
7)            Avaliação para entregar na próxima aula.

AVALIAÇÃO:
•             Avaliação 1: Debate de 10 minutos sobre a atividade proposta na motivação inicial.
•             Avaliação 2: Crie em 15 minutos um Slogan de um discurso ufanista que possivelmente seria utilizado no período da ditadura civil-militar.
•             Avaliação 3: Pesquise e analise uma crônica jornalística sobre a seleção brasileira durante o período 1966-1970.

REFERÊNCIAS:
FICO, Carlos. História do Tempo Presente, eventos traumáticos e documentos sensíveis: o caso brasileiro. Varia História (UFMG. Impresso), v. 28, p. 43-59, 2012.
__________. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História (Impresso). São Paulo, v. 24, n.47, p. 29-60, 2004.
FREYRE, Gilberto. “Foot-ball Mulato”, in Diário de Pernambuco, 8/6/1938, p. 4. Reproduzido em Gilberto Freyre. Sociologia. 4a ed. Vol. II. Rio de Janeiro, José Olympio, 1967, p. 432.
MACHADO, Gilka. “Aos Heróis do Futebol Brasileiro” [1938], in Poesias Completas. Rio de Janeiro/Brasília, Cátedra/Instituto Nacional do Livro, 1978.
REIS FILHO, Daniel Aarão. Ditadura Militar, esquerdas e sociedade. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. v. 1.
FERREIRA, João Fernando Pelho. A Copa de 70, o governo Médici e a construção do morenão. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH - São Paulo, julho 2011.
CALDAS, Waldenyr. Aspectos sociopolíticos do futebol brasileiro. Revista USP, São Paulo. N. 317. p.41-49. 1994.
FRANCO JUNIOR, Hilário. Brasil país do futebol?. Revista USP • São Paulo - n. 99 - p. 45-56 – Setembro/ Outubro/ Novembro 2013.
MAGALHÃES, Livia Gonçalves. Futebol em tempos de ditadura civil-militar. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011.
FRAGA, Gerson Wansen. O futebol no tempo da ditadura. Mar, 2014. Disponível em Impedimento futebol e cultura. Acesso: http://impedimento.org/ofutebolnotempodaditaduraentrevistacomohistoriadorgersonwasenfraga/. 2016.

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