quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

PLANO DE AULA. Iluminismo: da Enciclopédia à Wikipédia



Iluminismo: Da Enciclopédia à Wikipédia

Manoel Caetano; Isabella Lótus; Raimundo Jr; Vitoria Santos e João Souza
Equipe da EREM Trajano de Mendonça

OBJETIVOS
GERAL: Compreender as relações da difusão do conhecimento e a disseminação da informação na contemporaneidade.

ESPECÍFICOS:
•             identificar uma das estratégias da difusão do conhecimento no Iluminismo: a Enciclopédia;
•             destacar nos dias de hoje o que seria um lugar com essa pretensão (difusão do conhecimento) acessível a todo mundo;

•             Analisar a Wikipédia como estratégia colaborativa de construção de conhecimento na atualidade;
•             trabalhar em grupo na construção colaborativa de um verbete;

CONTEÚDO
•             Difusão do conhecimento no contexto do Iluminismo relacionando com as formas de disseminação do mesmo na contemporaneidade;
•             O iluminismo como um marco na produção do conhecimento tanto para os intelectuais tanto os populares;

METODOLOGIA

•             Motivação Inicial: Antes da entrada em sala, dos alunos, livros estarão dispostos sobre a banca de alguns. No início da aula o professor entrará com muitos livros. O professor entrará em sala trajado aos moldes dos intelectuais Iluministas (7 min);
•             Formação de grupos para a análise da enciclopédia; serão dispostas enciclopédias para os grupos; e ele farão a análise de seus elementos (15 min);

•             Perguntas problemas para o norte da aula: No contexto do Iluminismo como vocês acham que a informação era disseminada?  Vocês sabem o que é uma enciclopédia? Hoje que mecanismos têm essa pretensão de difusão do conhecimento? Quem idealizou a construção da enciclopédia? Quais as pessoas que informavam através da enciclopédia? Para vocês: quais mecanismos de propagação do conhecimento estão disponíveis hoje? .... Haverá um debate sobre essas questões tendo o intuito de concatenar as respostas dos alunos aos aspectos de criação da enciclopédia e sua relação com a difusão do conhecimento na atualidade (25 min);
•             serão direcionados para os tablets, computadores e notebooks com o intuito de criar verbetes que sejam de seus afetos no Wikipédia.  (30 min)
Obs: Caso os alunos estejam impossibilitados de utilizarem os tablets e computadores, diante da falta de disponibilidade da escola, eles serão direcionados a realizarem os verbetes em uma plataforma do Wikipédia. (Segue em anexo)


AVALIAÇÃO

- A avaliação será processual, sendo assim, iremos observar as discussões e debates durante a aula para perceber se os alunos atingiram os objetivos. E no momento final, os alunos exemplificaram a construção do conhecimento ao longo da aula produzindo um verbete para o Wikipédia, tendo em vista que a proposta é a comparação do acesso e produção do conhecimento em certos momentos históricos; tudo isso será recapitulado nos minutos finais da aula com observações acerca da produção realizada.

REFERÊNCIAS
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: II: da Enciclopédia à Wikipédia. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
História da Sociedade e Cidadania, Alfredo Boulos Júnior.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: Dos pré-socráticos a Wittgenstein. 6º edição, editor Jorge Azhar, Rio de Janeiro, 1997.

VICENTINO, Claudio. História geral. Ed. Atual. e ampl.- São Paulo: Scipione, 1997.           

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