terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Plano de Aula: Olimpíadas: um evento que vai além de um show de cores e competição


 Olimpíadas: um evento que vai além de um show de cores e competição

Bruna Alencar, João Pedro Holanda, Leonardo Henrique, Philipe Paulino Rayssa Nascimento.
Escola Oswald Lima Filho.

Objetivos Específicos:

· Relacionar a atuação olímpica na antiguidade e na contemporaneidade centrada na questão de gênero;
· Demonstrar o envolvimento das nações em torno deste evento, superando em muitos casos os conflitos existentes entre elas;
· Valorizar a superação dos entraves que permeiam a vida dos atletas paraolímpicos.

Conteúdo:

·         Olimpíadas e Paraolimpíadas gregas e modernas

·         Vida social grega

Metodologia:

·         A aula começará com a exibição de um vídeo que retrata o quarto trabalho de Hércules, altamente vinculado com os jogos olímpicos (animação da Disney). Nossa discussão, neste momento, será centrada no caráter das olimpíadas, já que, o evento vai além de um show de cores e competição, mas também propõe um momento de confraternização entre as nações, especialmente aquelas que vivem em conflito constante. Abordaremos, inclusive, que nem sempre este intento de congregação é alcançado. Apontaremos exemplos históricos concretos que reforçam tal objetivo olímpico, e também outros que fogem à regra. (Tempo: 20min)
·         Abordaremos que tal congregação entre as nações muitas vezes esquecia aspectos sociais importantes, como a inclusão de certos grupos alijados deste espaço. Exibiremos um vídeo que retrata a evolução da participação feminina nos jogos olímpicos neste século e como tal grupo galgou posições em meio a atividades antes direcionadas aos homens.
Você sabia? Olimpíadas das mulheres.
Mulheres no esporte – Olimpíadas. (Tempo: 10 min.)
·         Mediaremos a discussão do vídeo a partir do lançamento de questões-problemas que os instiguem à reflexão. Também pretendemos tocar num importante aspecto apresentado especialmente nas Olimpíadas do Rio 2016: a participação de membros LGBT no evento. (Tempo: 15min.)
·         Falaremos sobre a realidade da mulher grega clássica em relação ao esporte e a exclusão do gênero feminino dos jogos olímpicos oficiais; em contrapartida, discutiremos sobre a existência dos Jogos Heranos, dedicados à deusa Hera, em que só participavam mulheres, havendo apenas uma modalidade. Assim, pretendemos desconstruir o ideal de que não havia participação feminina alguma em atividades esportivas. Entretanto, não pretendemos criar uma falsa ilusão de igualdade entre homens e mulheres a partir deste fato, haja vista a desproporção numérica e de prestígio entre as olimpíadas e os Jogos Heranos. (Tempo: 20 minutos).
·         Conectaremos o debate de gênero à discussão sobre outro grupo historicamente excluído das atividades esportivas, mas que vem ganhando seu espaço nos últimos tempos: os deficientes. Exibiremos um vídeo que demonstra esta inserção dos deficientes no espaço olímpico, carregando consigo suas histórias de superação e persistência. Pretendemos causar a reflexão acerca da superação de dificuldades e a não desistência por conta de limitações que em maior ou menor grau, todos carregamos.
História de superação atletas paraolímpicos. (Tempo: 15 min).
·         Para complementar o tema levantado pelo vídeo, discutiremos breves aspectos de superação e desenvolvimento na biografia do multicampeão da natação Daniel Dias, que vem vencendo as dificuldades impostas por suas limitações físicas. (Tempo: 20min.)

Avaliação:
·         A avaliação desta aula será realizada no dia dos jogos olímpicos da escola, concretizando a encenação já planejada desde o primeiro plano de aula.
Referências:
DIECKERT, Jurgen. Ensinar e aprender na Educação Física. Rio de Janeiro, Editora ao Livro Técnico, 1997. 
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 3ª Ed.São Paulo, Contexto, 2004.
FRANCISCO, Gilberto da Silva. Mulheres-atletas no mundo antigo e o discurso sobre a participação feminina nos Jogos Olímpicos modernos. MÉTIS: história & cultura – v. 9, n. 18, p. 49-69, jul./dez. 2010
OLIVEIRA, Sávio de Assis. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas, CBCE, 2001.
SULLEROT, Evelyne. História e Sociologia da mulher no trabalho. 1ª Ed. São Paulo, Expressão e Cultura, 1970.
RIBEIRO, Bianca Zacché. Evolução histórica das mulheres nos jogos olímpicos, 2013. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd179/mulheres-nos-jogos-olimpicos.htm/ Acesso em 15 de set. 2016.
Vídeos utilizados:


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