PAIM, Elison Antonio;
PICOLLI, Vanessa. Ensinar história regional e local no ensino médio:
experiências e desafios. História & Ensino: Londrina, v.l3. p.107-126, set.2007.
Graziella Fernanda Santos Queiroz
O artigo “Ensinar história
regional e local no ensino médio: experiências e desafios” traz a tona e
discute a importância de novas abordagens no ensino de História como forma de
promover sentido e aproximação do aluno com a disciplina e com o contexto em
que o mesmo está inserido o tornando, dessa forma, sujeito ativo da história,
questionador e crítico. A proposta está centrada em ampliar as práticas de
ensino e romper a separação entre ensino e pesquisa. A História aliada às
ciências sociais e ao uso de diferentes fontes, inclusive à História oral, quebra
com o ensino de história tradicional e positivista, sendo ele homogêneo e
centrado numa “memória única”. Conhecer as diferenças regionais e locais associadas
ao contexto é fundamental para o educando se perceber integrante da história e
entender a relação entre passado presente.
Os autores do artigo
realizaram entrevistas com professores de História no Ensino Médio em algumas
escolas no município de Chapecó, no Estado de Santa Catarina em busca de
conhecer suas experiências e dificuldades dentro de sala de aula ao abordarem História
regional e local. Os professores acreditam em sua importância no ensino-aprendizagem
para que o aluno se perceba como agente histórico e ratificam a necessidade de
estar sempre relacionando o regional ao global que pode ser encontrando
principalmente nos livros didáticos. As dificuldades encontradas estão
associadas a preocupação das escolas com os vestibulares e ao pouco tempo
concedido as aulas de História, fazendo com que alguns professores deixem essa
questão de lado.
Entretanto, relacionar escola e cultura permite aproximar o estudante do
cotidiano, da comunidade, da família e facilitar até mesmo a compreensão das
identidades sociais, das memórias coletivas e da produção das relações de
poder. Propiciar esse estímulo ao aluno o faz cidadão consciente de sua
participação social e do lugar em que ele vive.
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