domingo, 15 de março de 2015

Comentário do artigo: "Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios".



PAIM, Elison Antonio; PICOLLI, Vanessa. Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios. História & Ensino: Londrina, v.l3. p.107-126, set.2007.
                                                           
                                                                                Graziella Fernanda Santos Queiroz 
O artigo “Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios” traz a tona e discute a importância de novas abordagens no ensino de História como forma de promover sentido e aproximação do aluno com a disciplina e com o contexto em que o mesmo está inserido o tornando, dessa forma, sujeito ativo da história, questionador e crítico. A proposta está centrada em ampliar as práticas de ensino e romper a separação entre ensino e pesquisa. A História aliada às ciências sociais e ao uso de diferentes fontes, inclusive à História oral, quebra com o ensino de história tradicional e positivista, sendo ele homogêneo e centrado numa “memória única”. Conhecer as diferenças regionais e locais associadas ao contexto é fundamental para o educando se perceber integrante da história e entender a relação entre passado presente.
Os autores do artigo realizaram entrevistas com professores de História no Ensino Médio em algumas escolas no município de Chapecó, no Estado de Santa Catarina em busca de conhecer suas experiências e dificuldades dentro de sala de aula ao abordarem História regional e local. Os professores acreditam em sua importância no ensino-aprendizagem para que o aluno se perceba como agente histórico e ratificam a necessidade de estar sempre relacionando o regional ao global que pode ser encontrando principalmente nos livros didáticos. As dificuldades encontradas estão associadas a preocupação das escolas com os vestibulares e ao pouco tempo concedido as aulas de História, fazendo com que alguns professores deixem essa questão de lado.
Entretanto, relacionar escola e cultura permite aproximar o estudante do cotidiano, da comunidade, da família e facilitar até mesmo a compreensão das identidades sociais, das memórias coletivas e da produção das relações de poder. Propiciar esse estímulo ao aluno o faz cidadão consciente de sua participação social e do lugar em que ele vive.


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