segunda-feira, 16 de março de 2015

Projeto 'Retratos do Recife' e o EREM Porto Digital

Resultado da articulação entre discentes do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco e docentes da Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital, o projeto Retratos do Recife: Século XX, Memória e Patrimônio teve por objetivo promover atividades na área de Educação Patrimonial junto a comunidade escolar, durante os meses de junho a novembro de 2014.
Nesta perspectiva, o projeto surge da constatação, já durante as primeiras observações da equipe no espaço escolar, do precário conhecimento dos estudantes a respeito da história do ambiente urbano no qual está localizada a instituição de ensino. Oriundos dos variados bairros da cidade, fato comum a instituições localizadas nos grandes centros urbanos, os estudantes não compartilhavam entre si, com tanta intensidade, nenhum outro espaço urbano na cidade.
Após o debate junto aos estudantes, foram escolhidas para analise a Avenida Rio, onde esta localizada a EREMPD, o Mercado de São José e a Praça da República. Ao término do Projeto, todo acervo produzido foi reunido em uma exposição aberta a comunidade escolar.
Considerando a potencialidade da Educação Patrimonial no enriquecimento do currículo de História ofertado ao ensino médio, o projeto Retratos do Recife: Século XX, Memória e Patrimônio buscou desenvolver os laços de solidariedade e sensibilidade da comunidade em relação à dinâmica de mudanças e continuidades naquela paisagem, através da análise dos registros iconográficos da cidade do Recife durante o século XX.

Segue uma pequena amostra de nossas atividades:

(A Praça da República - Fotos realizadas pelos alunos do Projeto) 








 
(Curta sobre a Avenida Rio Branco - Atividade desenvolvida pelos alunos do Projeto)


 
(O Mercado de São José - Foto realizada pelos alunos do Projeto

3 comentários: