SANTOS,Joaquim Justino Moura dos. Memória e identidades nas escolas de nível médio e fundamental: História do Lugar. XIII Encontro de História Anpuh- Rio, 2008.
Karla Aparecida Batista Leal dos Santos
No artigo Memória e Identidade nas escolas de nível médio e fundamental:
História do Lugar, Joaquim Justino Moura dos Santos, Doutor em história Social
pela USP, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos apresenta o
uso do método História do Lugar como instrumento de recuperação da Memória e
das Identidades locais que ele usou em escolas do subúrbio do Rio de Janeiro. A
proposta dele é um exemplo de ruptura da dicotomia entre ensino e pesquisa,
pois esse método desperta nos alunos o interesse
pelo estudo da história através da construção da História do lugar onde vivem e
viveram seus parentes mais velhos vinculando tudo aos acontecimentos no mundo.
Essa prática compreende o cidadão ou indivíduo como sujeito da História,
pertencente a uma classe social e com determinado modo de produzir e reproduzir
a vida.
Quando Joaquim mostra os desdobramentos do método História do Lugar é possível perceber quais serão os nossos objetivos com o Projeto de ensino pesquisa no Pibid e quais serão os dados coletados por nós e pelos alunos das escolas. Além disso, o artigo mostra a importância da interdisciplinaridade presente nessa pesquisa e o papel relevante da comunidade e da família dos alunos na etapa de coleta de dados.
Ao ler o artigo percebi que um dos objetivos do nosso Projeto de intervenção será o de recuperar e preservar a memória e a identidade social e cultural do lugar e dos seus habitantes, mas isso só será possível se conseguirmos integrá-los, como seus antepassados locais, na história do seu país e do mundo que viam em seus livros didáticos.
Quando Joaquim mostra os desdobramentos do método História do Lugar é possível perceber quais serão os nossos objetivos com o Projeto de ensino pesquisa no Pibid e quais serão os dados coletados por nós e pelos alunos das escolas. Além disso, o artigo mostra a importância da interdisciplinaridade presente nessa pesquisa e o papel relevante da comunidade e da família dos alunos na etapa de coleta de dados.
Ao ler o artigo percebi que um dos objetivos do nosso Projeto de intervenção será o de recuperar e preservar a memória e a identidade social e cultural do lugar e dos seus habitantes, mas isso só será possível se conseguirmos integrá-los, como seus antepassados locais, na história do seu país e do mundo que viam em seus livros didáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário