segunda-feira, 16 de março de 2015

Comentário do artigo: Memória e identidades nas escolas de nível médio e fundamental: História do lugar



 SANTOS,Joaquim Justino Moura dos. Memória e identidades nas escolas de nível médio e fundamental: História do Lugar. XIII Encontro de História Anpuh- Rio, 2008.

                                                              Karla Aparecida Batista Leal dos Santos
No artigo Memória e Identidade nas escolas de nível médio e fundamental: História do Lugar, Joaquim Justino Moura dos Santos, Doutor em história Social pela USP, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos apresenta o uso do método História do Lugar como instrumento de recuperação da Memória e das Identidades locais que ele usou em escolas do subúrbio do Rio de Janeiro. A proposta dele é um exemplo de ruptura da dicotomia entre ensino e pesquisa, pois esse método desperta nos alunos o interesse pelo estudo da história através da construção da História do lugar onde vivem e viveram seus parentes mais velhos vinculando tudo aos acontecimentos no mundo. Essa prática compreende o cidadão ou indivíduo como sujeito da História, pertencente a uma classe social e com determinado modo de produzir e reproduzir a vida. 
          Quando Joaquim mostra os desdobramentos do método História do Lugar é possível perceber quais serão os nossos objetivos com o Projeto de ensino pesquisa no Pibid e quais serão os dados coletados por nós e pelos alunos das escolas. Além disso, o artigo mostra a importância da interdisciplinaridade presente nessa pesquisa e o papel relevante da comunidade e da família dos alunos na etapa de coleta de dados. 
          Ao ler o artigo percebi que um dos objetivos do nosso Projeto de intervenção será o de recuperar e preservar a memória e a identidade social e cultural do lugar e dos seus habitantes, mas isso só será possível se conseguirmos integrá-los, como seus antepassados locais, na história do seu país e do mundo que viam em seus livros didáticos.       
                                      

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