domingo, 15 de março de 2015

Comentário : Ensinar, aprender, defender, preservar: ensino da história local e educação patrimonial.

Lima ,  Idelsuite de Sousa . Ensinar, aprender, defender, preservar: ensino da história local e educação patrimonial. Periódicos Unochapecó. V. 20 N° 26 


           O artigo  mostra a importância do estudo da história local  nas escolas do ensino  fundamental no município de  Icó - CE .  Visando esses estudos para uma educação patrimonial aos estudantes onde possam se tornar mais protagonista do local onde vivem.  Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) enfatiza a importância  da escola atuar para mapear e divulgar os bens culturais relacionados com o cotidiano dos diversos grupos . Ou seja , é cabível que os estudos locais seja bastante pertinentes aos trabalhos e pesquisas dos alunos para as pesquisas mais próxima do seu cotidiano .
          O autor coloca que a história local se baseia no estreitamento da história e a educação, pois dessas duas maneiras a formação do estudante  perpassa e estudar não só a história global , mas trazer algo mais  prático e “de refletir historicamente a localidade e suas expressões e organizações da comunidade “contribuindo na construção de conhecimento  . Com isso , traz a preservação da memória coletiva e a defesa edificações patrimoniais  da cidade.
A cidade de Icó , segundo o artigo  constitui as primeiras povoações do Ceará após a expulsão dos últimos índios Icós .  Ela constitui casarões e sobrados coloniais  de estilo neoclássico e barroco e histórias de famílias ricas  no grande comércio de gado , (conhecido como o ciclo do gado )  tendo um rápido conhecimento  como capital do estado  , pelo seu auge no poder econômico . Foi palco de importantes manifestações como confederação o equador e abolição,  entretanto teve seu declínio no inicio do século XX . 
Suas belezas arquitetônicas foram sendo demolidas com o passar do tempo, até a década de 90 quando o IPHAN tombou o patrimônio que restou por uma pressão da popular. A partir desse tombamento e restauração, o IPHAM distribuiu livretos as escolas da cidade onde tornou estabelecida a educação local e patrimonial da cidade  no currículo escolar.
Nesse sentido o autor coloca que a importância do estudo da História local é buscar a reflexão e a descoberta para o aluno em suas pesquisas , como também acompanhar as politicas publicas  acimas dos patrimônio , a autora destaca no que não é apenas as “histórias de pedra e cal “ mas também o patrimônio cultural da cidade.   Esse contexto cultural abordado está relacionados às festas populares , o cotidiano , brincadeiras , costumes,  crenças e etc.
Assim o uso da memória é importante para traçar uma reflexão com os alunos, onde possam observar a relações de poderes, organização e interrogar o patrimônio que “sobreviveram” com o tempo.  Nesse sentido o autor propõe que não só a histórias gloriosas sejam estudadas, mas também a popular, os movimentos comunitários.  Vale destacar que nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ressalta o papel central da história em alicerçar a prática da cidadania, especialmente colocar em evidencia a diversidades das culturas que integram a história dos povos.  O estudo da história local contribui para a construção da memória  coletiva  e a formação dos estudantes como cidadãos preocupados com a preservação dos seus bens culturais e referenciais históricos.
Por fim a autora reflete contra ao bairrismo, de apenas uma defesa do local onde se vive, não ser apenas um estudo de exaltação ou fechamento as demais culturas , levar a inclusão desses estudos no ensino fundamental  é importante para uma análise mais empírica dos estudantes que observam o lugar que vivem e estarem inserido na sua cultura e histórica  do seu espaço dialogando  com outros  assim transformando cidadãos mais críticos do local onde vivem tendo uma participação mais ativa e protagonista na sociedade .




Nenhum comentário:

Postar um comentário