Lima , Idelsuite de
Sousa . Ensinar, aprender, defender,
preservar: ensino da história local e educação patrimonial. Periódicos Unochapecó.
V. 20 N° 26
O artigo mostra a importância do estudo da história local nas escolas do ensino fundamental no município de Icó - CE .
Visando esses estudos para uma educação patrimonial aos estudantes onde
possam se tornar mais protagonista do local onde vivem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) enfatiza
a importância da escola atuar para
mapear e divulgar os bens culturais relacionados com o cotidiano dos diversos
grupos . Ou seja , é cabível que os estudos locais seja bastante pertinentes
aos trabalhos e pesquisas dos alunos para as pesquisas mais próxima do seu
cotidiano .
O autor coloca que a história local se baseia no estreitamento da
história e a educação, pois dessas duas maneiras a formação do estudante perpassa e estudar não só a história global ,
mas trazer algo mais prático e “de refletir historicamente a localidade e
suas expressões e organizações da comunidade “contribuindo na construção de
conhecimento . Com isso , traz a preservação da memória
coletiva e a defesa edificações patrimoniais da cidade.
A
cidade de Icó , segundo o artigo
constitui as primeiras povoações do Ceará após a expulsão dos últimos
índios Icós . Ela constitui casarões e
sobrados coloniais de estilo neoclássico
e barroco e histórias de famílias ricas no grande comércio de gado , (conhecido como o
ciclo do gado ) tendo um rápido
conhecimento como capital do estado , pelo seu auge no poder econômico . Foi
palco de importantes manifestações como confederação o equador e abolição, entretanto teve seu declínio no inicio do
século XX .
Suas
belezas arquitetônicas foram sendo demolidas com o passar do tempo, até a
década de 90 quando o IPHAN tombou o patrimônio que restou por uma pressão da popular.
A partir desse tombamento e restauração, o IPHAM distribuiu livretos as escolas
da cidade onde tornou estabelecida a educação local e patrimonial da cidade no currículo escolar.
Nesse
sentido o autor coloca que a importância do estudo da História local é buscar a
reflexão e a descoberta para o aluno em suas pesquisas , como também acompanhar
as politicas publicas acimas dos patrimônio
, a autora destaca no que não é apenas as “histórias
de pedra e cal “ mas também o patrimônio cultural da cidade. Esse contexto cultural abordado está
relacionados às festas populares , o cotidiano , brincadeiras , costumes, crenças e etc.
Assim
o uso da memória é importante para traçar uma reflexão com os alunos, onde
possam observar a relações de poderes, organização e interrogar o patrimônio que
“sobreviveram” com o tempo. Nesse
sentido o autor propõe que não só a histórias gloriosas sejam estudadas, mas
também a popular, os movimentos comunitários. Vale destacar que nos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCNs), ressalta o papel central da história em alicerçar a prática
da cidadania, especialmente colocar em evidencia a diversidades das culturas
que integram a história dos povos. O
estudo da história local contribui para a construção da memória coletiva
e a formação dos estudantes como cidadãos preocupados com a preservação
dos seus bens culturais e referenciais históricos.
Por
fim a autora reflete contra ao bairrismo, de apenas uma defesa do local onde se vive,
não ser apenas um estudo de exaltação ou fechamento as demais culturas , levar a inclusão desses estudos no
ensino fundamental é importante para uma
análise mais empírica dos estudantes que observam o lugar que vivem e estarem
inserido na sua cultura e histórica do
seu espaço dialogando com outros assim transformando cidadãos mais críticos do
local onde vivem tendo uma participação mais ativa e protagonista na sociedade .
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