domingo, 15 de março de 2015

Comentário sobre o artigo:
Fundamentos e Métodos do Ensino de História: algumas reflexões sobre a prática
Referências: KARINA ELIZABETH SERRAZES. Fundamentos e Métodos do Ensino de História: algumas reflexões sobre a prática. São Paulo: Anais eletrônicos do XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP Santos, 2014.


Karina Elizabeth Serrazes deixa claro logo de início em seu artigo Fundamentos e Métodos do Ensino de História: algumas reflexões sobre a prática, a importância da compreensão da realidade na qual o sujeito a quem se fala está inserido, almejando, com isso, o desenvolvimento de uma consciência de si e do mundo. Na prática, o trabalho pedagógico que tenha como esse o objetivo, necessita de atividades nas quais os alunos sejam incentivados a construir e reconstruir conceitos, sempre deforma crítica, sendo colocados em situações onde os mesmos possam pesquisar informações de fontes diferentes, discutir, refletir e interagir entre o grupo, com o intuito de tranferí-los da condiçao de sujeitos passivos ao conhecimento trazido com o professor e com os livros didáticos, à condição de tranformadores dos materiais (orais, escritos, visuais) em documentos e conteúdo a ser trabalho estudado.
Mas, para o professor possuir competência no momento de realizar esse tipo de exercício padagógico, é necessário que os cursos de formação de professores se responsabilizem por grande parte da preparação dos mesmos no que diz respeito à transição e ao desenvolvimento no âmbito do teórico-prático. Neste momento, a autora apresenta o planejamento da disciplina Fundamentos e Métodos do ensino de História, na qual foram seguidas as determinações da legislação vigente, as atuais perspectivas da formação do professor, o projeto educativo da instituiçao, o projeto pedagógico do curso e as especificidades do conhecimento e do ensino da História, não descartando os conhecimentos prévios dos alunos. Karina conclui sua experiência de forma positiva e útil, tendo em vista a forma mais contextualizada dos conteúdos, juntamente com uma metodologia mais dinâmica; no entato, a experiência também apresentou diversas dificuldades e limitadas possibilidades de ensino trazidas com os docentes, levando-nos a reconhecer a importância de frequentemente avaliarmos nossas práticas pedagógicas e refletirmos sobre nossas experiências educativas.
Mariana Larissa da Silva.

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