Antes
de expor o meu comentário crítico sobre o artigo escolhido, trago uma citação
retirada da Revista Brasil Escola, que fala sobre uma das finalidades do
processo ensino-aprendizagem de História:
O
ensino e aprendizagem de História estão voltados, inicialmente, para atividades
em que os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as
permanências e as transformações do modo de vida social, cultural e econômico
de sua localidade, no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes
obras humanas. (REVISTA BRASIL ESCOLA, 2013 apud BRASIL/MEC/SEF, p. 49).
Podemos reiterar com essa citação chamando a atenção
para o que ela diz sobre compreender as transformações e permanências da localidade
(entende-se como cidade, município, bairro) dos alunos, e é justamente aí que
entra o assunto do artigo escolhido, a importância do ensino da História local.
É por meio do estudo da História local; da comunidade; do município, ou seja,
da realidade local e do contexto histórico local que os alunos se sentirão mais
motivados pela disciplina História. Pois um dos motivos que se constitui como
desinteresse dos alunos pela disciplina de História é justamente por não se
sentirem inseridos na História ou no processo histórico a qual a História se constrói.
O artigo analisado é da autoria de três alunas de
História da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). E elas buscam de uma
maneira clara e simples discutir sobre a importância do ensino de História local
na Educação Fundamental e Média, a partir do livro didático e da metodologia de
ensino empregada nas aulas de História.
Intitulado de O
Ensino da História Local e sua Importância, inicia-se expondo sobre o
quanto foi importante a década de 90 para as mudanças em âmbito educacional, advindas
das transformações que o país se encontrava. Nesse contexto surge a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), impondo às escolas públicas
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) fazendo menção à compreensão do
ambiente social, cujo ambiente faz parte da História local.
Ele chama atenção para o papel da pesquisa
direcionada que se constitui como importante ferramenta para a compreensão do
meio social dos alunos. Por meio dela e da orientação do professor, o aluno
constrói novos conhecimentos, permitindo-o quebrar com a ideia do ensino
“bancário” tão utilizado por professores e propagado nos livros didáticos.
Os livros didáticos até então não estão voltados
para o ensino de História local, aí entra a pesquisa em documentos, museus,
literatura e letras de música, de escritores e compositores locais, o
artesanato, a arte, publicações de jornais ou revistas e de entrevistas. Com a
ajuda do professor o aluno vai sendo inserido no seu contexto histórico social.
Daí a importância do ensino da História local; os
alunos passam a se reconhecerem na História e também como participantes do
processo ensino-aprendizagem. Passando a compreender que a realidade histórica
de sua localidade não está isolada no mundo, mas é parte do processo histórico
deste. Aprendem a valorizar as múltiplas identidades culturais e sociais as
quais estão expostos, respeitando-as.
Porém, o não ensino da história local acaba por
induzir os alunos a pensarem que não possuem história digna de valor, que
apenas os nomes de vulto merecem ser registrados na história e eles não. Por
isso que é muito importante que o professor se faça atento a isso. É preciso
que ele dinamize a sua aula também, relacionando os acontecimentos do passado
com o do cotidiano do aluno para que ele consiga desenvolver um senso crítico.
Ao relacionar esses conteúdos à vida do aluno, lhes propicia o seu
desenvolvimento.
Podemos perceber, através de outras leituras e desse
artigo, que a maior contribuição que o ensino e o estudo da História local propiciam
aos agentes envolvidos nesse processo é uma melhor compreensão das relações
existentes entre sua região e o restante do planeta, pois esta compreensão os
ajuda a analisar historicamente os acontecimentos, lhes proporciona uma visão
crítica sobre os fatos de suas vidas, contribuindo para uma mudança de atitude
com relação à própria vida. E que aproximar escola e comunidade na construção
do conhecimento da História não é apenas uma excelente fonte de informação, mas
também da construção do orgulho de uma comunidade, da sua identidade. Sendo a
escola um dos lugares ideais para a sua transmissão.
Porém, é importante frisar que ensinar História
local não é substituir ou anular o ensino da História geral e do Brasil, mas se
trata de um aprimoramento da História, de saber que as localidades também
possuem sua História e que ela deve ser propagada.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSIS, Elisabete X.,
BELLÉ, Kássia., BOSCO, VaniaDilma. O
Ensino da História Local e sua Importância. Disponível em: www6.univali.br/seer/index.php/redivi/article/view/5089.
Acesso em: 09. Mar.2015.
BRASIL
ESCOLA. Meu Artigo. Ensino de História,
Memória e História Local. Disponível em: <meuartigo. brasilescola.com/imprimir/122231/>.
Acesso em: 09. Mar.2015.
Ana Renata de Farias Santos.
O
ensino e aprendizagem de História estão voltados, inicialmente, para atividades
em que os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as
permanências e as transformações do modo de vida social, cultural e econômico
de sua localidade, no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes
obras humanas. (REVISTA BRASIL ESCOLA, 2013 apud BRASIL/MEC/SEF, p. 49).
ok. Pareceu bem simples o artigo... Vamos destacar a relação entre história local e a possibilidade de promover nos alunos uma melhor compreensão da história como um todo.
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