domingo, 15 de março de 2015

O Ensino da História Local e sua Importância

Antes de expor o meu comentário crítico sobre o artigo escolhido, trago uma citação retirada da Revista Brasil Escola, que fala sobre uma das finalidades do processo ensino-aprendizagem de História:
O ensino e aprendizagem de História estão voltados, inicialmente, para atividades em que os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as transformações do modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes obras humanas. (REVISTA BRASIL ESCOLA, 2013 apud BRASIL/MEC/SEF, p. 49).
Podemos reiterar com essa citação chamando a atenção para o que ela diz sobre compreender as transformações e permanências da localidade (entende-se como cidade, município, bairro) dos alunos, e é justamente aí que entra o assunto do artigo escolhido, a importância do ensino da História local. É por meio do estudo da História local; da comunidade; do município, ou seja, da realidade local e do contexto histórico local que os alunos se sentirão mais motivados pela disciplina História. Pois um dos motivos que se constitui como desinteresse dos alunos pela disciplina de História é justamente por não se sentirem inseridos na História ou no processo histórico a qual a História se constrói.
O artigo analisado é da autoria de três alunas de História da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). E elas buscam de uma maneira clara e simples discutir sobre a importância do ensino de História local na Educação Fundamental e Média, a partir do livro didático e da metodologia de ensino empregada nas aulas de História.
Intitulado de O Ensino da História Local e sua Importância, inicia-se expondo sobre o quanto foi importante a década de 90 para as mudanças em âmbito educacional, advindas das transformações que o país se encontrava. Nesse contexto surge a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), impondo às escolas públicas Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) fazendo menção à compreensão do ambiente social, cujo ambiente faz parte da História local.
Ele chama atenção para o papel da pesquisa direcionada que se constitui como importante ferramenta para a compreensão do meio social dos alunos. Por meio dela e da orientação do professor, o aluno constrói novos conhecimentos, permitindo-o quebrar com a ideia do ensino “bancário” tão utilizado por professores e propagado nos livros didáticos.
Os livros didáticos até então não estão voltados para o ensino de História local, aí entra a pesquisa em documentos, museus, literatura e letras de música, de escritores e compositores locais, o artesanato, a arte, publicações de jornais ou revistas e de entrevistas. Com a ajuda do professor o aluno vai sendo inserido no seu contexto histórico social.
Daí a importância do ensino da História local; os alunos passam a se reconhecerem na História e também como participantes do processo ensino-aprendizagem. Passando a compreender que a realidade histórica de sua localidade não está isolada no mundo, mas é parte do processo histórico deste. Aprendem a valorizar as múltiplas identidades culturais e sociais as quais estão expostos, respeitando-as.
Porém, o não ensino da história local acaba por induzir os alunos a pensarem que não possuem história digna de valor, que apenas os nomes de vulto merecem ser registrados na história e eles não. Por isso que é muito importante que o professor se faça atento a isso. É preciso que ele dinamize a sua aula também, relacionando os acontecimentos do passado com o do cotidiano do aluno para que ele consiga desenvolver um senso crítico. Ao relacionar esses conteúdos à vida do aluno, lhes propicia o seu desenvolvimento.
Podemos perceber, através de outras leituras e desse artigo, que a maior contribuição que o ensino e o estudo da História local propiciam aos agentes envolvidos nesse processo é uma melhor compreensão das relações existentes entre sua região e o restante do planeta, pois esta compreensão os ajuda a analisar historicamente os acontecimentos, lhes proporciona uma visão crítica sobre os fatos de suas vidas, contribuindo para uma mudança de atitude com relação à própria vida. E que aproximar escola e comunidade na construção do conhecimento da História não é apenas uma excelente fonte de informação, mas também da construção do orgulho de uma comunidade, da sua identidade. Sendo a escola um dos lugares ideais para a sua transmissão.
Porém, é importante frisar que ensinar História local não é substituir ou anular o ensino da História geral e do Brasil, mas se trata de um aprimoramento da História, de saber que as localidades também possuem sua História e que ela deve ser propagada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSIS, Elisabete X., BELLÉ, Kássia., BOSCO, VaniaDilma. O Ensino da História Local e sua Importância. Disponível em: www6.univali.br/seer/index.php/redivi/article/view/5089. Acesso em: 09. Mar.2015.

BRASIL ESCOLA. Meu Artigo. Ensino de História, Memória e História Local. Disponível em: <meuartigo. brasilescola.com/imprimir/122231/>. Acesso em: 09. Mar.2015.


Ana Renata de Farias Santos.

Um comentário:

  1. ok. Pareceu bem simples o artigo... Vamos destacar a relação entre história local e a possibilidade de promover nos alunos uma melhor compreensão da história como um todo.

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