domingo, 22 de março de 2015

Revisão bibliográfica.

Uma das etapas iniciais da pesquisa, a revisão bibliográfica (ou historiográfica) não é uma atividade de menor importância no desenvolvimento de um projeto científico. Ao contrário, é considerada de fundamental importância, por diversos motivos.


Em primeiro lugar, porque ela permite que tomemos conhecimento do "estado da questão", ou seja, o que já foi pesquisado, com que abordagem teórico-metodológica, que documentação foi utilizada. Em outras palavras, o que falta estudar, o que não foi considerado nesses estudos, seja por questões teóricas, seja por falta de documentos. Esse levantamento no permite pensar quais questões abordaremos e qual a relevância (científica, social, política) da pesquisa que pretendemos fazer.


Sem que esta etapa seja bem feita, pode-se prever que haverá mais dificuldades para o pesquisador, que não saberá se situar num campo de conhecimento. Produzir conhecimento é uma relação, um diálogo que se produz num determinado campo. Se não se conhece o que se escreveu sobre determinado tema, com quem vai se estabelecer o diálogo, o debate e a crítica?

Para facilitar a compreensão dos pontos acima vai uma dica: 


Barros, José D´Assunção. A revisão bibliográfica - uma dimensão fundamental para o planejamento da pesquisa. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. Ano 13 n. 1, jan-jun 2011, p.103-111.

http://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/1179/956

Nenhum comentário:

Postar um comentário