domingo, 15 de março de 2015

Comentário crítico do artigo: "História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história"

TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história. Antíteses, Londrina, vol. 3, n. 6, pp. 743-758, jul.-dez. de 2010.

            No artigo em comento a autora aborda as ligações estabelecidas entre os aspectos teórico-metodológicos do ensino da história e a produção e estudo da história local. Para tanto, ela atenta para a existência de lacunas no que respeita ao aparato teórico-metodológico de que o professor dispõe para levar a cabo o ensino e a pesquisa da história local. Diante disso, a autora aponta para a interdisciplinaridade como parte da solução do problema apresentado.
            Inicialmente, é demonstrada a dissonância entre o arcabouço teórico-metodológico e a prática docente, um problema conhecido dos pesquisadores que atuam na área do ensino de história. É neste contexto que se insere o tema da história local no ensino fundamental brasileiro, cuja prática é aconselhada pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) de história. De acordo com tais diretivas, é desejável que o ensino da história local passe tanto pela mediação do professor quanto pela busca de contribuições dos próprios alunos, que devem pesquisar junto às suas famílias temas como migração, trabalho, cotidiano e festas protagonizados pelos entes familiares no âmbito da comunidade na qual habitam.
            Em seguida, ela afirma que, a despeito dos benefícios advindos da execução da prática do ensino da história local, sua implementação carece ainda de uma ampliação de embasamento teórico-metodológico, dado que a compreensão de alguns elementos, tais como o que seja história local e como seu estudo pode contribuir para superar os estudos da história tradicional, são ainda tema de debates entre os estudiosos da área. Faz-se necessário, para ela, que o professor atue tanto como pesquisador quanto como docente, de modo a refletir acerca de certos conceitos apreendidos durante sua formação e incrementar, assim, sua prática de ensino. Além disso, para se pensar a história local, seria necessário lançar mão da interdisciplinaridade, dado que alguns conceitos da geografia, economia, antropologia e arquitetura, por exemplo, seriam de extrema valia para a construção de saberes ligados à localidade.
            Por fim, a autora ressalta o papel do pensador francês Bernard Lepetit, que afirma que a história urbana traz contribuições imprescindíveis ao estudo de história local. Para ele, é possível, através do estudo das cidades, compreender noções como as de espaço, tempo, território, redes urbanas e representações sociais, o que permite uma ampliação das análises referentes à história local (dado que, com o advento da modernidade, o crescente processo de urbanização das populações mundiais fez da cidade um importante lócus de produção histórica).
            A análise levada a cabo por Maria Aparecida Toledo acerca da temática da história local, portanto, é pertinente por demonstrar a necessidade de uma maior reflexão e de um incremento na produção de conhecimentos sobre a prática do ensino deste aspecto da história. Além disso, ao apontar para o recurso à interdisciplinaridade como apoio para a obtenção de tais desígnios, a autora norteia as discussões que devem ser realizadas sobre o tema.


O artigo está disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4388/7045

Giovanni Sellaro

2 comentários:

  1. Bom! Relação entre história urbana e história loca. Traz novos aportes teóricos, ou uma nova forma de discutir a história loca.

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