TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. História local, historiografia e ensino:
sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história. Antíteses,
Londrina, vol. 3, n. 6, pp. 743-758, jul.-dez. de 2010.
No
artigo em comento a autora aborda as ligações estabelecidas entre os aspectos
teórico-metodológicos do ensino da história e a produção e estudo da história
local. Para tanto, ela atenta para a existência de lacunas no que respeita ao
aparato teórico-metodológico de que o professor dispõe para levar a cabo o
ensino e a pesquisa da história local. Diante disso, a autora aponta para a
interdisciplinaridade como parte da solução do problema apresentado.
Inicialmente,
é demonstrada a dissonância entre o arcabouço teórico-metodológico e a prática
docente, um problema conhecido dos pesquisadores que atuam na área do ensino de
história. É neste contexto que se insere o tema da história local no ensino
fundamental brasileiro, cuja prática é aconselhada pelos PCNs (Parâmetros
Curriculares Nacionais) de história. De acordo com tais diretivas, é desejável
que o ensino da história local passe tanto pela mediação do professor quanto
pela busca de contribuições dos próprios alunos, que devem pesquisar junto às
suas famílias temas como migração, trabalho, cotidiano e festas protagonizados
pelos entes familiares no âmbito da comunidade na qual habitam.
Em
seguida, ela afirma que, a despeito dos benefícios advindos da execução da prática
do ensino da história local, sua implementação carece ainda de uma ampliação de
embasamento teórico-metodológico, dado que a compreensão de alguns elementos,
tais como o que seja história local e como seu estudo pode contribuir para
superar os estudos da história tradicional, são ainda tema de debates entre os
estudiosos da área. Faz-se necessário, para ela, que o professor atue tanto
como pesquisador quanto como docente, de modo a refletir acerca de certos
conceitos apreendidos durante sua formação e incrementar, assim, sua prática de
ensino. Além disso, para se pensar a história local, seria necessário lançar
mão da interdisciplinaridade, dado que alguns conceitos da geografia, economia,
antropologia e arquitetura, por exemplo, seriam de extrema valia para a
construção de saberes ligados à localidade.
Por
fim, a autora ressalta o papel do pensador francês Bernard Lepetit, que afirma
que a história urbana traz contribuições imprescindíveis ao estudo de história
local. Para ele, é possível, através do estudo das cidades, compreender noções
como as de espaço, tempo, território, redes urbanas e representações sociais, o
que permite uma ampliação das análises referentes à história local (dado que,
com o advento da modernidade, o crescente processo de urbanização das
populações mundiais fez da cidade um importante lócus de produção histórica).
A
análise levada a cabo por Maria Aparecida Toledo acerca da temática da história
local, portanto, é pertinente por demonstrar a necessidade de uma maior
reflexão e de um incremento na produção de conhecimentos sobre a prática do
ensino deste aspecto da história. Além disso, ao apontar para o recurso à
interdisciplinaridade como apoio para a obtenção de tais desígnios, a autora
norteia as discussões que devem ser realizadas sobre o tema.
O artigo está disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4388/7045
Giovanni Sellaro
Giovanni Sellaro
Bom! Relação entre história urbana e história loca. Traz novos aportes teóricos, ou uma nova forma de discutir a história loca.
ResponderExcluirAgradeço o comentário.
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